E em meio a esta e outras crises, muitas empresas surgiram ou cresceram, como é o caso da Lego, Netflix e Amazon.Vemos diversas empresas recuando na parte de divulgação online, principalmente as que fazem grandes investimentos. Esta também é uma grande oportunidade: sobra muito mais mercado para você expor sua marca através dos canais digitais. Quando temos menos anunciantes, o valor dos anúncios também tende a reduzir. Da mesma forma como na Black Friday o preço dos anúncios sobe, a tendência agora é ter menos anunciante e o preço do clique baixar.
Acredite você também! As pessoas não vão parar de consumir.
As pessoas estão com medo, não querem ir para as ruas. Portanto passam mais tempo no digital. Esse medo, é real e afeta o mercado todo, a bolsa despencou e o dólar subiu. Porém, neste caos ainda podem surgir novas oportunidades.
Seu concorrente pensa: é uma recessão, então vou parar de investir em marketing. E você vai lá e dobra sua verba. Dobre de maneira inteligente, nas campanhas que você tem certeza que teve retorno, com leads e vendas de qualidade. Livre-se (por enquanto) das campanhas com serviços e/ou produtos que não estão funcionando ou não estão sendo vendidos por causa do Coronavírus.
Seus concorrentes estão recuando e você está indo atrás. Conseguindo uma maior presença online é um ótimo ponto para analisar seus números. Não seja um oportunista da crise, mostre que você está realmente preocupado.
Exemplos de oportunidade para empresas na crise:
– Se você tem um restaurante, foque no serviço de entrega de marmita (famosa quentinha), já que seu cliente não está indo no seu restaurante com medo do Coronavírus. Mostre que você está preparado e preocupado com a saúde dele. Envie ainda um sachê de álcool em gel, para demonstrar a sua preocupação. Você pode ainda gerar valor para seu cliente ensinando ele como fazer diferentes pratos, gerando assim autoridade no seu segmento.
– Se sua empresa faz venda Door to Door (porta a porta) você pode aproveitar para iniciar um processo de Inside Sales, vendas internas com o processo comercial via Ligação, WhatsApp, e-mail, Hangouts (Skype).
– Você tem uma oficina mecânica, manutenção, ou serviço em que geralmente seu cliente precisar ir até você. Esta é uma oportunidade para você mostrar ao seu cliente que você está disposto a ir buscar o carro, máquina, equipamento que precisa da manutenção para evitar que ele saia de casa.
– Se você tem uma academia, Yoga, pilates, pode disponibilizar vídeos nas suas redes sociais. Com professores repassando exercícios para serem feitos em casa, gerando mais autoridade para sua empresa e conquistando assim mais clientes quando a crise do Coronavírus passar.
– Sua faculdade, escola ou curso pode disponibilizar aulas online para os alunos enquanto estão em casa não perderem o conteúdo.
– Se tem uma Loja Física, pode aproveitar o WhatsApp para mostrar seus produtos, com fotos e descritivos dos seus produtos orientar seus clientes que está tomando todas as providências contra o Coronavírus com álcool em gel e higienização dos produtos.
– No turismo, promova viagens locais, onde seu cliente pode ir de carro com a família, sem ter contato com muitas pessoas. Outra grande oportunidade é mostrar para seu cliente que ele não vai perder dinheiro comprando a passagem de fim de ano agora. Afinal, seu cliente não tem medo de viajar, e sim de perder o dinheiro investido caso a viagem seja cancelada. Dê essa segurança ao seu cliente, diga que ele pode adiar a viagem, remarcar, que o sucesso do destino é garantido, mesmo em outra época do ano.
O consumo de eventos presenciais já está tendo uma grande taxa de cancelamento e vai cair ainda mais: palestras, cultos, shows musicais, peças de teatro, filmes no cinema e até mesmo bares, casas noturnas, e competições desportivas. Veja como uma oportunidade de virar uma autoridade: faça eventos online, Webinar, Hangouts, continue mantendo sua audiência engajada mesmo sem ter eventos presenciais pois quando eles voltarem seu público vai querer participar presencialmente dos seus eventos.
Se você ainda não anuncia online, agora é a oportunidade de apresentar seu produto para um público que está fazendo home office, navegando mais na internet e com a mesma vontade de consumir. Aproveite essa crise para lançar sua empresa online, melhorar sua divulgação e crescer de forma estruturada. Lembre-se que o Marketing é a atividade meio, a divulgação da sua marca, produto, serviço. Sua venda é a parte final, portanto anuncie agora para colher os frutos enquanto estamos em crise e continuar crescendo quando a crise passar.
Supere a crise com criatividade!
Não esqueça do álcool em gel nas mãos, aparelhos celulares. Evite contatos como abraços e beijos e não vá a espaços aglomerados. Aproveite o tempo e trabalho em casa para ser ainda mais produtivo.
Se sua empresa precisa de ajuda com o marketing digital entre em contato com nossos consultores pelo chat do WhatsApp aqui em nosso site!